Muitas pessoas confundem sucesso com fama. Ao mesmo tempo que estão próximas, em outros apresentam uma diferença colossal. Sucesso está diretamente relacionado à realização de um trabalho, ao passo que a fama está no reconhecimento do mesmo.
Porém surgem dúvidas, para ter fama é necessário ter sucesso? É possível ser alguém de sucesso e nunca ter fama? A resposta é sim para as duas perguntas. Qualquer um pode observar no cenário musical brasileiro a ascensão rápida e desmerecida de vários pseudo-artistas. Por outro lado, outros talentos impecável vivem a vida inteira sem ter seu trabalho reconhecido.
Na verdade são duas coisas muito relativas, porém o sucesso deve ser a base para uma fama verdadeira e duradoura. Para que possam te acompanhar pela vida toda, a fama deve ser natural, apenas um sucesso. Um conselho, construa sua carreira dobre bases sólidas, e não se deixe levar por coisas momentâneas.
Estude, estude, estude…
Para um músico de sucesso, esse é o início do caminho. Procure os melhores professores, tenha os melhores materiais, aprenda a tocar um instrumento diferente. Lembre-se que isso é um investimento que estará fazendo em você mesmo, e ninguém nunca poderá tirá-lo.
Uma coisa primordial, infelizmente deixada de lado por muitos:aprenda a ler partituras, independentemente de seu instrumento ser um piano ou um pandeiro. A partitura é a linguagem universal da música. Você poderá perder grandes oportunidades. Claro que para tocar bem uma música você não precisa necessariamente saber ler partituras, mas saiba que é a única forma de escrever graficamente uma música com precisão.
Vários instrumentistas ainda vivem dependendo apenas de tablaturas. Não pretendo me aprofundar nessa discussão, mas partitura é um idioma, tablatura um dialeto!
Mantenha uma rede de contatos
Um bom músico deve ter bons e grandes contatos. Isso é fundamental para que possa ter boas oportunidades e agregar conhecimentos. O que sempre merece muita atenção é o fato de que à medida que seu sucesso cresce, aumenta também o número de pessoas que querem estar ao seu lado apenas para se aproveitar. Mas nada de ficar neurótico, saiba curtir as boas amizades.
Tenha contato com músicos, pessoal de escolas, lojas, etc… Se um dia alguém tiver interesse em ajudá-lo ou apreciar seu trabalho, seus amigos sempre estarão em primeiro lugar nessa tarefa.
Toque para o público
O músico deve ter consiência de que tocar é uma tarefa de grande responsabilidade, e que deve pensar principalmente nos seus ouvintes e fãs. Muitos são egoístas e pensam apenas em si mesmo, se comportando desagradavelmente.
Tudo o que deve esperar é o reconhecimento (que pode vir de várias formas), a música deve ser para seu público. Claro que também pode tocar para você, mas quando fizer isso tenha a certeza de que todos que estão ao seu lado possuam o mesmo gosto para não decepcionar necessariamente as pessoas.
Conclusão (ou o início de início de tudo)
Tenha sempre em mente construir uma carreira sólida baseada no seu trabalho, para quê o que você faz seja reconhecido, e que isso não seja apenas algo passageiro, seu trabalho deve ser realmente bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário